Blog da DPU-RJ


Centenas de pessoas recebem orientação jurídica na Central do Brasil / RJ

O Dia Nacional da Defensoria Pública 2012 foi lembrado no Rio de Janeiro por evento promovido, na véspera da data, na Estação Ferroviária Central do Brasil. Em 18 de maio, defensores públicos federais, servidores, bacharéis voluntários e estagiários que atuam na DPU/RJ foram para o local, um dos de maior movimento da Cidade Maravilhosa, e ficaram à disposição da população, no período de 10 às 16 horas.

 

Em duas tendas, montadas com o apoio da SuperVia, (administradora da Central do Brasil), foram esclarecidas dúvidas e prestadas orientações jurídicas dentro do contexto de atuação da DPU, isto é, concernentes à Justiça Federal. Foram contabilizados mais de 480 atendimentos. A maior demanda ficou por conta de casos ligados à Área Previdenciária, como orientações a respeito do "Loas" (Benefício de Prestação Continuada) e sobre revisão de auxílio-doença. Esclarecimentos referentes a financiamentos feitos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para aquisição de moradia também foram muito requisitados.

 

Na opinião do DPF Thales Arcoverde Treiger, ações como esta são importantíssimas, no que toca à aproximação da Instituição com seus assistidos. “A população mais carente precisa tomar conhecimento dos seus direitos e saber que pode contar com a Defensoria Pública da União para garanti-los. Um evento como este divulga a existência da Instituição justamente para quem mais precisa dela”, disse o defensor.

 

O defensor público-chefe da Unidade Eraldo Silva Júnior concorda. “É fundamental que a DPU vá até a população. Aqui no Rio de Janeiro, sempre que possível, procuramos participar de eventos como este. Desta vez, a experiência teve ainda um fator especial, diferencial. Toda a ação foi organizada e promovida pela DPU/RJ, contando com seus próprios recursos, não esquecendo, é claro, do apoio da SuperVia, que cedeu o espaço e as tendas”, afirmou.     

 

Além de Thales Treiger e Eraldo Silva Júnior, participaram do evento os defensores públicos federais Leticia Sjöman Torrano, Felipe Caldas Menezes, Maria Cecília Lessa da Rocha, Patrícia Soares Henriques Py, Cristina Gonçalves Nascimento, Carlos Eduardo Santos Wanderley, Shelley Duarte Maia, Maria Joanna Pacheco e Chaves, Romeu César Ferreira Fontes, e ainda as defensoras Carolina Soares Castelliano Lucena de Castro e Fabiana nunes Henrique Silva, ambas lotadas na Unidade da DPU em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

 

Apoiando os defensores, colaboraram os servidores André Barbosa Zamith, Gabriela Natarelli Santos, Gloria T. S. Melgarejo, Kheila Melo, Uilton de Azevedo Dantas e Vanda Paiva Nogueira da Gama. A DPU/RJ pôde contar ainda com a bacharela voluntária Adriana Crerie e os estagiários Luciano França de Azevedo, Maria de Fátima dos Santos, Thamires Mendes F. Barcelos, Raphael Corrêa Pinto Felício, Melquizeque Ramos da Silva, Cândida Rosa Ferreira Costa, Carmen Lúcia Costa, Denisa F.M. Pestana, Fernando Gabriel L. Custódio, Gabriela Coriolano Machado, Thaisa Helena S. Basílio, Edimar Franco e Stenio Abreu de Lima.

 




Escrito por Gloria Melgarejo(Ascom/DPU-RJ) às 17h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


DPU na Record: Dia Nacional da Defensoria Pública

18/05/2012: "RJ no Ar" entrevista DPF Thales Treiger em evento promovido pela DPU/RJ na Central do Brasil por conta do Dia Nacional da Defensoria Pública. Descrição do vídeo no site R7, da Record: "Defensoria Pública faz campanha em ponto de grande movimento no centro do Rio. - Defensores públicos foram até a Central do Brasil para orientar a população sobre direitos e deveres através de uma cartilha. Eles também vão oferecer atendimento e tirar dúvidas. Veja os detalhes.” Obs: Ao contrário do que disse o apresentador, não houve lançamento de nenhuma campanha; o título-legenda “Campanha em Defesa do Consumidor” não é o mais adequado; e o nome correto do DPF é “Thales” e não “Thalis”, como consta na legenda. Independente dos equívocos, a veiculação foi muito importante. Várias pessoas informaram ter sabido do evento por causa da matéria.

Assista ao vídeo em https://www.facebook.com/photo.php?v=36553723505808



Escrito por Gloria Melgarejo(Ascom/DPU-RJ) às 16h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


DPU na TV Globo: Dia Nacional da Defensoria Pública

18/05/2012: "Bom Dia Rio" entrevista DPF Thales Treiger em evento promovido pela DPU/RJ na Central do Brasil por conta do Dia Nacional da Defensoria Pública. - Descrição do vídeo no site da Globo: “Saiba como recorrer à Defensoria Pública - O órgão criado para representar a população mais carente atua nos casos que envolvem órgãos federais. Nesta sexta-feira (18), defensores públicos vão ficar na Central do Brasil até as 16h tirando dúvidas jurídicas da população.”

Assista ao vídeo em https://www.facebook.com/#!/photo.php?v=365499833509597



Escrito por Gloria Melgarejo(Ascom/DPU-RJ) às 16h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico


    Categorias
    Todas as mensagens Link



    Votação
    Dê uma nota para
    meu blog



    Outros sites
     TweetRank DPU-RJ
     DPU-RJ no Facebook
     DPU - Site oficial
     DPU-PE
     Ariosvaldo Costa Homem
     Supremo Tribunal Federal
     Trib.Reg.Federal-2ª Região
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis